domingo, 13 de março de 2011

Até que ponto o Ironman faz bem??





Semana Passada vi uma materia no www.mundotri.com.br que falava do  tcheco Petr Vabrousek que tinha completado seu 100º Ironman no Ironman Nova Zelândia. Ja tinha lido muito sobre o Petr, que começou a fazer Irons em 1999. Lembro me no final de 2009 que saiu uma matéria não me lembro onde, dizendo que ele tinha feito 11 Provas de Ironman naquele ano, o que dá quase 1 prova por mês, se você colocar que ele fez também diversas provas de Meio Iron durante o mesmo ano, ao meu ver, não há tempo hábil para a devida recuperação do corpo. Alguns de vocês podem esta pensando que ele faz esses Irons em tempos ridículos mas isso não acontece, por exemplo, em 2009 apenas no Mundial de Kona, Hawai ele não foi TOP 10 geral. Desde 2007 ele compete no IM Brasil e seu pior resultado foi o sexto lugar em 2010, ano que ele fez 10 Ironmans e não sei quantos outros Ironman 70.3, e não sei quantas outras provas de Maratona e pasmem 04 provas de triathlon olimpico.


Na verdade estava escrevendo esse post por outro motivo, o título do post mostra isso, resolvi escrever porque fiquei abismado com a aparência do Petr, a principio quando vi a foto achei que tinham se enganado na foto do atleta e só depois vi que realmente era ele. Como vocês podem ver na foto abaixo, esse "senhor" tem apenas 38 anos, muitos podem achar estranho mas é isso mesmo ele tem 38 anos mas se você achou que ele tinha 60 ou 70 anos não se preocupe pois foi isso que eu achei tambem, não é nenhum problema de doença degenerativa ou outro problema. Não sou médico, fisiologista ou de nenhuma área da medicina, sou apenas um apaixonado pelo esporte mas posso afirmar que ISSO NÃO É BOM.... Nesses 12 anos de desgaste intenso o corpo, que não teve descanso, foi se desgastando 3 a 4 vezes mais rápido que o normal. 


Penso em fazer 5, 6, .... 10, ......20 Ironmans mas respeitando um bom intervalo entre eles. Para uma prova de Iron onde você passa 6 a 8 meses treinando forte para chegar no dia e fazer um Provão depois da prova você tem mais é que descansar, depois do IM Brasil em 29 de maio quero passar o mês de junho todo "descansando" No máximo um trote na praia ou MTB com amigos ou nadar cachorrinho na piscina....





Nenhum comentário:

Postar um comentário